terça-feira, 1 de outubro de 2013

Rosa é a cor do mês de Outubro




Imaginem a cidade toda rosa. Depois o país. O mundo. Rosa para todos os lados e dentro  de cada um de nós. Iluminação rosa em monumentos importantes e um mar de camisas da mesma  cor percorrendo as ruas das cidades. Essas são algumas formas de representar o  mês símbolo da luta mundial contra o câncer de mama. Em Outubro, entidades e empresas  chamam a atenção da população feminina sobre o segundo tipo de câncer mais frequente no  mundo através de inúmeras ações e eventos, mobilizando-a e informando sobre os cuidados  a serem direcionadas às suas mamas.

A prevenção através do cuidado com a saúde bem como a realização de exames  diagnósticos – o de toque, por exemplo – são os focos da campanha, uma vez que a falta de  informação é a principal responsável pela maioria dos casos de câncer serem descobertos já  em estágios avançados e da elevada taxa de mortalidade das portadoras no país. É esse o  objetivo do Outubro Rosa, um movimento mundial e uma campanha originada nos Estados  Unidos e iniciada no Brasil em 02 de Outubro de 2002, marcando esse mês com palestras,  caminhadas, shows beneficentes, doações a instituições, iluminações rosa, mobilização de  empresas e diversas outras ações.


Apesar de nós, eu e vocês leitoras do blog, estarmos anos ou décadas distantes da faixa etária atingida pelo câncer de mama isso não significa que devemos descuidar da nossa saúde. A prevenção começa desde já. É importante nos engajarmos nessa luta  informando as mulheres mais velhas das nossas famílias, do nosso círculo social e fora dele  também. Participar de palestras e caminhadas para nos informarmos melhor e demonstrar  nosso apoio. Fazer doações as instituições de apoio e assistência a pessoas com câncer ou  nos voluntariar nas mesmas. Ou convidar os amigos para um show beneficente – tenho certeza que será um programa bem divertido para todos os envolvidos. O que não falta são formas de ajudar, apoiar e lutar junto!



PARTICIPE!


Abaixo, selecionei alguns links para vocês que tem curiosidade em saber mais sobre a Outubro Rosa, bem se informar um pouco sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Se quiserem saber a programação para a cidade de vocês, pesquisem os sites de Grupos de  Apoio, Núcleos de Apoio e Assistencias para pessoas com câncer localizados onde vocês moram.

Como surgiu o movimento Outubro Rosa
Câncer de mama - Epidemiologia e Prevenção (Dr. Dráuzio Varella)
Prevenção (Insituto Nacional de Câncer)
Prevenção (Instuto Nacional de Câncer)
Auto-exame da mama


Na página voluntária Combate ao Câncer no Facebook, você pode enviar uma foto sua apoiando o Outubro Rosa:

"Tire uma foto com uma camisa rosa ou com uma laço rosa ou colorindo a foto de rosa ou um cartaz escrito 'Outubro Rosa' e envie para a gente poder publicar. 
Envie para o nosso INBOX. 
Queremos nos unir as outras páginas do mundo em combate ao câncer de mama. Seja homem, seja mulher, seja criança. Entre nesta luta e vamos mostrar que o Brasil luta contra o câncer de mama. "




Para quem mora em Salvador, tem a Agenda da NASPEC (Núcleo Asistencial para  Pessoas com Câncer) responsável por trazer o Outubro Rosa para a Bahia e os eventos  abertos ao público promovidos pelo Projeto Repartir  na imagem ao lado e nesse link aqui - além de também estar na Agenda Cult & Good aqui do blog.










E vocês, já conheciam o movimento? Participaram de alguma ação ou tem interesse em participar? Compartilhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...